O padrão de placas Mercosul, adotado no Brasil há cerca de oito anos, pode enfrentar mudanças significativas em breve. A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou recentemente um projeto de lei que propõe o retorno da identificação do município e da unidade federativa nas placas de veículos.
Entenda a proposta
De autoria do senador Esperidião Amin, o projeto visa atender a uma demanda antiga de autoridades de trânsito e segurança pública. A proposta estabelece que as novas placas incluam:
- Nome do Município de registro do veículo;
- Sigla do Estado (UF);
- Bandeira da unidade federativa.
O texto, que já foi aprovado pelo Senado, encontra-se agora em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Caso receba o aval da comissão, a proposta poderá seguir para votação no plenário da Câmara dos Deputados.
Por que a mudança é considerada necessária?
O objetivo central da medida é facilitar a identificação da origem dos veículos em situações cotidianas e de emergência. Atualmente, com o modelo Mercosul, a consulta sobre a procedência de um carro ou caminhão depende inteiramente de sistemas eletrônicos e acesso a bancos de dados das autoridades.
Com a inclusão das informações visuais na própria placa, a fiscalização ganha agilidade. Em casos de infrações de trânsito, ou situações mais críticas como furtos e roubos, a identificação rápida da procedência do veículo auxilia o trabalho das forças policiais e dos agentes de trânsito, permitindo uma resposta mais célere sem a necessidade de consulta prévia ao sistema.
Perspectivas
Embora o projeto tenha avançado, a transição para um eventual novo modelo ainda precisará ser discutida para avaliar prazos e a logística de implementação junto ao DETRAN de cada estado. Por ora, o avanço na Câmara representa um passo importante para quem defende o resgate da identificação local nos veículos brasileiros.
(Dados baseados em informações da CNN)
(Créditos da imagem: Divulgação)



